EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


quarta-feira, 8 de julho de 2020

Quando fui parar na Bélgica


Quando eu soube que tinha embarcado para a Bélgica, lembrei que há uma pandemia que se alastrou e tomou todas as boas ideias e os pequenos sonhos, dos grandes, nem vou mencionar. Quando eu soube que havia desembarcado na Bélgica, toda a minha vida passou num tempo do meu piscar de olho, lembrei que havia sido assim, uma vida de desvios, conexões sem sentido, desembarques jamais esperados; surpresas infelizes. 

Quando eu me vi na Bélgica, prendi minha respiração, pensei em ir pra qualquer outro lugar, mas numa pandemia, você fica onde está, então, voltei a respirar. O mundo com suas coisinhas inanimadas dá libertações diariamente, mas é preciso prestar a devida atenção.

Não foi de imediato, mas eu olhei as coisas. No banheiro, enquanto eu tomava um banho quente, exorcizante, enxerguei por além do vidro embaçado; depois, eu tomei meu café olhando para a xícara e vendo-a xícara, assim, vi a verdadeira realidade e não aquela fruto da minha mente.

Parei de pensar que estava na Bélgica, parei de pensar em soluções. E foi assim que a Bélgica saiu de mim, num dia oito. Certas coisas já têm destino marcado, embora eu tenha passado pela Bélgica...