EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


sexta-feira, 24 de abril de 2020

Sobre hoje e eu ainda nem falei sobre anteontem.


Mês 4, ano 2020 e deve ser assim o inferno. Só hoje, para não falar dos dias anteriores, eu vi o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil pedir demissão; o presidente do país aparecer na televisão para fazer um discurso pé de chinelo, rodeado de umas vinte pessoas, todas sem máscaras e sem luvas, salvo o ministro da Economia; o ditador da Coreia do Norte num morre e não morre; uma barata gorda e voadora na parede em frente à minha cama; o corpo morto e já fedendo de um opossum enorme, do tamanho de um gato grande, encontrado pela minha labrador que tem em seu dna a marca da caçadora e foi até ele e o lambeu, deitado morto com as tripas para fora dentro de um canteiro do meu quintal que eu nem sabia que existia - um quadrado fundo no muro tampado de Olhos-negros-de-Suzana, sim, Suzana, o nome da trepadeira linda originária da África... fez hoje 32 graus centígrados, assim, de uma hora para outra, em plena primavera, e isso para nós é muito calor... e depois, quando tudo já estava resolvido, corpo morto dentro da lata de lixo arrastada para a calçada, antecipadamente, e a cachorra novamente no quintal, surge então um rato ligeiro e fogoso...

O pano de fundo? Esta pandemia chinesa. 

Mas, pelo menos, o pé de jasmim da casa vizinha lançou na parte esquerda do meu quintal seu aroma divino... e eu o respirei, respirei... 

E eu nem falei ainda sobre anteontem... como se houvesse isso de hoje, anteontem e ontem.