EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


segunda-feira, 20 de abril de 2020

Dias inimagináveis


Há uma organização ruim nos supermercados. Logo eu, tão admiradora de Organização e Método! Não é em todo supermercado que há fila para entrar, mas em todos há a exigência do uso de máscaras. E há tensão enquanto caminhamos pelos corredores e na hora de pagar. Todo mundo muito contido e disciplinado, tentando incomodar o mínimo possível e sonhando para não ser incomodado. Há setas vermelhas indicando mão e contramão nos corredores e círculos vermelhos desenhados no chão para nos posicionarmos em cima, respeitando o limite de seis pés ou dois metros de distância do outro. Ou então, listas horizontais em vermelho ou preto, demarcando espaços. Muitos ‘Não faça assim ou faça...’. Cartazes por todos os lados dando ordens e avisos e eu fico pensando num espirro... Detesto tudo isso, mas R está trabalhando normalmente porque é serviço essencial o que faz e nós quatro, os meninos também, claro, esperamos que eu faça o supermercado. Vou de quinze em quinze dias, mas às vezes saio para comprar leite ou pão. Dias atrás, LR comprou dois potes de sorvete de chocolate para nós... Detesto a máscara, as luvas e principalmente a sensação de que nada é real.  Faço o que esperam de mim e eu mesma espero... é a minha hora de transbordar amor. Então compro, cozinho, limpo, cuido, zelo. Não sei como serei depois disso. Se eu estiver viva, já estará muito bom porque AL tem somente doze anos... Eu sustentarei todos com a minha força. Muito antes disso, eu, em sonhos, limpava exaustivamente os caminhos, a vida.

Abril, 20

P.S: no rosto de todo mundo há cansaço.