EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


segunda-feira, 15 de abril de 2019


Na igreja ouvi um som antigo, da casa da minha avó, da casa da minha mãe: batedeira de bolo e enceradeiras ligadas porque era dia de festa e em dia de festa começava-se tudo bem cedo. A igreja totalmente vazia, alguém deveria estar trabalhando em algo que eu não saberia dizer o quê, mas eu estava lá para agradecer ou pedir, ou listar algumas reclamações, não sabia bem ao certo, só sei que aquele som vindo de longe, provavelmente da casa comunitária, cortou o embalo que tomei quando cortei três bairros para chegar lá e eu me abstraí. Fui para bem longe, para o sul das Américas, para um tempo outro onde eu não sabia que existia maldade. A movimentação das mulheres naquelas casas, seus passos, aqueles cheiros todos que anunciavam festa... 

Dei por encerrada a minha visita à igreja. As respostas se fazem à medida que queremos recebê-las. Embora tudo.

Abril, 15