EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


segunda-feira, 9 de setembro de 2019


Ah, se eu fosse dizer o que penso dos homens, mesmo que fosse de um apenas... mas eu nem começo, só penso, acredito que nem aos cinco anos de idade, eu teceria cometários ou mesmo um único, "É feio"! Mentira! Há pouco tempo, após trinta anos sem encontrar duas amigas, nós três dissemos em um único som, "Fulano é feio, sempre foi!", na cozinha do apartamento de uma delas. Não me lembro de outra vez. Confesso que não senti prazer ao dizer. Beleza e feiura são de extrema relatividade. 

Aos cinco anos de idade, ou menos, todos deveriam parar de falar assim tão primariamente, para fazermos jus à nossa inteligência.

Não é na verdade questão de educação, é como fazer xixi ou cocô. É natural. Nem precisa farer esforço para conseguir. Isso, calar a boca para dizer nossas verdades podres.

Mas eu sei, a gente sabe, os homens em frente aos espelhos são iguais aos anoréxicos: não conseguem enxergar a verdade. 

Conheci um homem com corpo e rosto maravilhosos, pés, mãos, cabelo... e de uma doçura incalculável, mas ele fedia. Treinei jiu jitsu com ele centenas de vezes. Fedia de matar! Eu poderia ter dado um toque nele porque isso é permitido nos tatames, mas nunca falei nada. Para muita coisa nesta vida, eu prefiro me calar.