EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


sexta-feira, 1 de maio de 2020






O estado de Nova York registrou pelo sexto dia seguido declínio no número de mortes. Alguns estados americanos estão acabando com o isolamento, mas a Califórnia ainda não, apesar de que algumas praias ficaram cheias no fim de semana passado. Em Long Beach, tudo permanece como antes, graças a Deus. Não quero sobressaltos.

No Brasil, a briga política não cede para a saúde pública. Li, hoje, um comentário de alguém reclamando que os governos não cuidam, que os brasileiros estão pedindo máscaras emprestadas para quem entrou no recinto e está saindo... numa total falta de educação e que a culpa é do governo. Não estou falando do governo federal que tem como representante principal um burro louco que não acredita no vírus, ou finge não acreditar simplesmente porque não sabe o que fazer já que não sabe fazer nada. Estou falando dos governos municipais e estaduais. Oras! Adultos que não sabem se mexer sem a ajuda do papai... assim é a mentalidade da grande maioria do povo brasileiro. É preciso fazer a sua parte também! Todo mundo pode ter um pedaço de pano para tampar a cara. Sem contar que nem precisa ter um pedaço de pano. Tem gente tampando a cara com saco plástico, fralda, modess, sutiã, bucha de cozinha...

A minha casa cheira a pão. Colhi rosas no quintal e enquanto caminhava pela sala pensei que a vida pode ser um filme bom que a gente nunca sonhou. Essa minha casa cheirando a pão e rosas é a prova disso.

Sinto-me dentro do mundo num instante e noutro, fora dele. Esse distanciamento total confunde a minha realidade. Nem sei mais o que é realidade. Então, é muito bom estar na minha casa, um lugar meu, onde faço o que quero, quando quero, na hora que quero sem ter alguém me vigiando, cobrando, perguntando, provocando... como foi quase a minha vida toda na casa dos meus pais e parentes, inclusive na casa de amigos. Sou aquela pessoa que nunca mais, nunca mais mesmo, ficará hospedada na casa dos outros. Para isso, existe hotel.

Meu lar é meu mundo verdadeiro. O resto é o resto.