EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


domingo, 19 de janeiro de 2020

Amanhã.


Amanhã é 20 de janeiro. Onze anos completos, morando aqui. Caminhando, hoje, por ruas e locais desertos, no início da noite, entendi que estou no tempo de descansar e rever toda a vida. Sem pretensão de avançar, apenas olhar para o passado que mal vi... eu venci com meus dois filhos ainda crianças, um deles ainda no colo, sem falar Inglês, aos 42 anos de idade, com a ajuda de R. Embora eu perceba que não vi os dentes da minha filha crescendo, quando vi, era toda aquela boquinha cheia de dentes. Eu também não vi o meu filho enfrentando os colégios, e hoje, ele caminha para o segundo período na faculdade, lugar esse que piso agora, como é lindo! Só agora reparo-os, meu filho e esse lugar, esse complexo gigantesco de universidade estadual. Tudo deserto porque amanhã é feriado e muitos só começarão o período letivo na terça-feira. Uma asiática caminha sozinha em direção a um caixa eletrônico, e eu penso no Brasil, na ânsia de viver com medo. Dois casais passam ao longe. Um rapaz caminha com seu cão. Inúmeras são as esculturas em aço pelos pátios. É tudo lindo, limpo, organizado e iluminado. Respiro a Califórnia. Eu que amava percorrer a pé o bairro Cidade Jardim em Belo Horizonte, ganhei de Deus, uma cidade jardim, perfeita, silenciosa e fria. É inverno, é janeiro. Há onze anos, eu fiz o caminho certo.

Janeiro, 19 para 20.