EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


sábado, 30 de dezembro de 2023

Nossa fantástica viagem para Portugal 🇵🇹. (Parte 5/fim da crônica figurada)

Fomos a Nazaré para vermos as ondas do mar de 35 a 40 metros de altura, mas o mar estava calmo. Em Fátima, eu não senti absolutamente nada de religioso ou espiritual até que vi uma escultura em bronze de Jesus deitado em um banco de praça, indigente e sozinho, coberto por um manto, e então bateram as três horas da tarde no relógio da igreja blém- blém-blém... Em Porto, na ponte Dom Luís I, à noite, eu me deslumbrei. Meu primeiro deslumbre na vida foi quando eu vi o Rio de Janeiro lá em cima, aos pés de Cristo; o segundo foi quando vi um caminho praiano em Florianópolis: o terceiro, foi no Grand Canyon, no Arizona, e, agora, o quarto deslumbre, ali eu poderia morrer. Guimarães, a cidade berço de Portugal, assim chamada porque foi ali que o país começou, é a mais alegre e forte que conheci. Pra lá, eu voltarei.