EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


terça-feira, 29 de setembro de 2020

O que eu fiz nos últimos vinte anos.


A Helena há três anos se perguntou o que fez nos últimos vinte anos. Hoje, faz sete anos que eu peguei um avião às pressas para tentar me despedir pela última vez do meu pai que se foi horas antes de eu chegar e muito eu chorei. Tenho saudade de quando eu chorava... Resolvi então, hoje, pensar, o que fiz nos últimos vinte anos? 


Perdi meu pai há sete anos. 
Deixei o Brasil há quase doze anos.
Mudei de casa sete vezes, sendo duas vezes no Brasil e cinco nos Estados Unidos.
Tive dois abortos involuntários.
Ganhei dois filhos, um casal.
Passei por sete cirurgias.
Fui sete anos ao Brasil, sendo que em dois anos, fui duas vezes, para me despedir do meu pai e em um Natal.
Escrevi um livro há seis anos e em quatro blogs nos últimos dez anos.
Visitei por duas vezes, sete estados americanos de uma vez só.
Conheci três países.


Estou aqui, sentada, pensando no que eu mais fiz nos últimos vinte anos e percebo que o número sete foi reincidente e eu sei desse número, desde o dia vinte e cinco (soma sete) do mês sete, quando nasci, às sete da manhã e alguns minutos... e quase morri por negligência humana, mas meu pai me salvou.


Meus olhos se molham, eu poderia deixar-me chorar, mas este pequeno inventário que fiz, que não diz quase nada, que resume o que me convém neste exato momento, sinaliza que há vida além, ainda, e muita. Não vou chorar, não choro mesmo, a casca interna endureceu faz anos, talvez, vinte. Vou somar mais sete vezes vida!