EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


sábado, 13 de abril de 2024

Brasil em 55 dias

No Brasil, eu não sei o que mais me incomodou, o calor abafado insuportável, a rotina de consultas, burocracia e hospitais, as omissões e os atos de quem eu preferia não ter conhecido nunca nesta vida, o receio de assaltos ou a epidemia da dengue -  o medo diário de ser picada pela mosquita que tem horário e altura para picar. Penso que foi ela, a mosquita da dengue. Ouvi histórias tristes de pessoas que urinaram sangue e faleceram em 24h. Eu sentia inúmeras picadas, embora usasse repelentes no corpo e nas tomadas do apartamento da minha mãe. Ouvi dizer que a mosquita não deixa a sensação de ter picado. 
Ouvi tanto e sobre tantas coisas que agora confundo quem falou, e o que falou. Ouvi mais que falei nesses 55 dias pois eu percebi que os brasileiros estão querendo falar,  inclusive os motoristas de taxi. Daí, eu volto para casa e de repente (na verdade, a volta foi custosa), ainda é frio, a minha cidade vive calmamente sua rotina, meu bairro ainda é um monastério, há mosquitos, mas não há epidemia, há principalmente paz. E tem eu esperando por mim mesma, esperando-me chegar. Foram 55 dias de muita valentia, agora serão muitos outros de bem-aventurança. Basta esperar o vento chegar que já ouço aproximando-se.