EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Assim inicia 2024

Dez horas da manhã, a campainha da casa toca e ouço batidinhas na porta. Ignoro-as. A pessoa insiste. Abro  então a janela da frente para averiguar a urgência e a minha cachorra também mete a cabeça para fora. É um casal. Penso, mas é muita gente! A mulher inicia a fala em Português. Juro, morri de felicidade. Ela começa a falar de Deus sem perguntar se quero ouvir, se tenho tempo, se estou ocupada e eu estou meio encurvada porque abri somente metade da janela, ao meu lado, está minha cachorra enfurecida, latindo, gritando. Tenho vontade de matar as duas. A mulher continua seu falatório, pergunta se eu já rezei o pai nosso. Penso, meus cabelos brancos realmente não contam a minha idade. Interrompo a mulher, agradeço a conversa em Português, penso como ela sabe que falo Português, digo que estou ocupada, indo tomar banho e me aprontar para um compromisso. Ela sorri e diz que voltará, não duvido, que tenacidade! Fecho a janela e volto a lavar minhas panelas.