EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Muitas pessoas falam para mim que portugueses não gostam de brasileiros. Cresci ouvindo piadas de portugueses. É velha a rixa entre esses dois povos, verdadeiro chumbo trocado. Mas eu cresci também em contato muito bom com portugueses. 
Eu entendo quando pessoas falam que não gostam de brasileiros porque é fácil não gostar. Anos atrás, em época de eleição presidencial brasileira, o médico que não é brasileiro e nem americano falou o que pensava sobre brasileiros. Meu filho e eu ouvimos em silêncio e no fim apenas respondemos, concordamos plenamente. Brasileiros têm fama de serem exagerados donos de si, os mais espertos, os mais charmosos e inteligentes, os donos da palavra final. E não são. 
Uma verdade é, nunca ouvi estrangeiros (não apenas americanos) falando que gostam de brasileiros. O que sempre ouço é: Brasil é fantástico, lindo, gigante; Brasil está na lista dos países que quero visitar; Pelé, Ronaldo, Ronaldinho, Zico..., quero experimentar a comida, as praias...