EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


sábado, 19 de janeiro de 2019

Há exatamente dez anos.


Dez anos! Vejo a fotografia tirada na primeira semana e tenho dó de mim. Os dois anos anteriores à nossa chegada, de mim e dos meus filhos, não havia sido fácil, eu sabia, mas a foto que revejo hoje diz muito mais, mas não vou chorar nada. Só tenho a comemorar e a agradecer. Por coincidência e pela força das circunstâncias sinto-me para fora do casulo, capaz de respirar outra energia, como se tivesse sido recolocada em outra dimensão, paralela.

Venci dez batalhas, dez pessoas, dez mundos, dez de mim! Vejo o mundo caleidoscópio nos prismas de cada ano e endereço. Tudo se transformou em algo compacto feito pedra, feito chão, feito eu. Tornei-me um ser compacto, embora abstraído... o mundo ficou fácil. Esta cidadezinha americana é agora meu porto seguro.

Tem lodo, tem história, recordações, memórias. Escrevi nossos nomes na areia da praia e o mar não lambeu. Quem tudo apagou foi o dia seguinte. Passa muita gente. Alguns falam demais. Outros se ardem de raiva. Tudo em vão. O dia seguinte é sempre outro, sempre novo, embora eu, quase a mesma, quase gente, quase pedra, quase amor, caminho. 

Viu que eu passei? 

Com licença, continuo.