A pessoa é forte devido a um conjunto de fatores que podem ser elencados ou não, trata-se de um conjunto que tem suas variantes, claro, mas é um conjunto que a move: o enigma do espírito, da alma que a ciência não explica, a genética, o berço sócio-econômico, a família, os amigos, a boa sorte na caminhada, o incessante esforço, a fé, a saúde, o país de origem... Eu sei. E detesto comparações e detesto também conjugar verbos no tempo subjuntivo. Então, sabendo do exposto, digo que a pessoa é forte e ponto. É forte e merece ser feliz e se esforça para isso enquanto os fracos resmungam assim como faziam há dez, vinte, trinta anos... E isso cansa. Então, escrevo para você que é fraco. Faz alguma coisa! O mundo mudou tanto, há tantos recursos, toma remédio alopata, se não gosta, tenta a homeopatia, tenta os florais, faz ioga, caminha na rua, na praia, é de graça, ou suba as escadas e dispensa elevadores, se não tem tempo ou não pode pagar uma academia. Para de alegar motivos para não ser feliz, não ter o corpo que quer, o parceiro que deseja, a vida que gostaria de ter. Você só faz o que quer! Então, faz mais e deixa quem é forte ser feliz em paz. Para de incomodar, de cutucar, de infernizar e invejar. Assuma a sua existência! Faz igual aos americanos quando perguntados se estão bem, responda simplesmente que está bem, "I am fine". Tenha certeza disso, eles não querem ouvir um resumo das suas mazelas. Ninguém quer, nem a sua mãe e nem a sua tia de criação, nem a babá velha, nem o padre. Ninguém realmente quer porque cansa. Breves desabafos são aceitos e até queridos, mas não faz disso uma rotina.
Para de falar se fosse eu, se fosse comigo, quando eu era assim ou assado. Você não percebe que a vida muda, seu trabalho, seu parceiro ou parceira, sua conta bancária, muda tudo e você permanece o mesmo? Não percebe? Quem é realmente o vampiro de energias? Quem se sustenta através da boa e trabalhada energia do outro? Quem só reclama e tem soluções para a vida de todos, mas nunca para a sua própria?
Convivo com pessoas muito cansadas que acordam muito cedo e cumprem várias jornadas sem reclamações... sabe por quê? Porque quem está muito ocupado não tem tempo. O tempo que lhe sobra é para deitar e dormir.
Pensa antes de falar, antes de atirar a pedra, morda a sua própria língua, deixa-a sangrando dentro da boca, mas luta para ser forte. Repito o que já disse há anos, a vida não é um passeio singelo pelos campos.