EU DISSE QUE GOSTAVA DE DIÁRIOS?

Fotografia, Suzana Guimarães
Data: Junho de 2020


quinta-feira, 16 de maio de 2024

"Os heróis do Rio Grande do Sul vestem neoprene".

Há dias, estou assistindo aos resgates dos animais na pior catástrofe do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Principalmente, os cãezinhos perdidos, sofridos, presos, famintos, à espera de alguma ajuda, se jogam na água e nadam até seus socorristas nos barcos, botes ou jet skis. Tem gente improvisando barco com tambores de plástico. Muitos estão presos dentro das casas alagadas até o teto. Os socorristas quebram vidros, arrombam telhados, abrem portões, e, principalmente, sobem em telhados para fazerem os resgates. 
No meio desta desgraça que parece não ter fim, pois já houve uma segunda enchente, assisto a um país altamente comovido e socorrista, muita gente de leste a oeste, norte a sul procurando ajudar de alguma forma e assisto embasbacada homens e mulheres vestidos de neoprene mergulhando naquelas águas fedorentas, imundas, entre  corpos de animais mortos em meio à diversas tralhas, em meio a lama e a doenças, sem medo, carregando apenas determinação. Alguns cãezinhos já resgatados, no colo dos voluntários, continuam nadando, como se ainda precisassem nadar. 
O que mais vejo são civis, esses heróis vestidos de neoprene. Jamais esquecerei. Sinto enorme orgulho desse estado que um dia visitei e recebeu-me tão bem. Bãh, vocês são demais!